Tamanho da fonte: -A+A

A Cellcrypt, provedora de chamadas de voz criptografadas em telefones móveis, lança a versão para iPhone do Cellcrypt Mobile.

O aplicativo permite chamadas de voz com criptografia para os aparelhos Apple operados em iOS através de WiFi, GSM, CDMA e redes de satélites.

A Cellcrypt Mobile fornece chamada de voz criptografada para telefones comerciais de prateleira com segurança certificada pelo governo em aplicativos que podem ser baixados gratuitamente e que tornam a chamada altamente segura tão fácil como uma chamada de um telefone normal.

A solução usa redes de canal de dados IP de celular (2G, 3G e 4G), Wi-Fi e de satélite, e, conforme a fabricante, já é utilizada por governos e corporações de todo o mundo.

Para criptografia, a ferramenta utiliza tecnologia certificada pelo padrão de segurança National Institute of Standards and Technology FIPS 140-2, do governo dos EUA.

Além disso, conta com certificado CESG Claims Tested Mark (CCTM), do departamento de Garantia da Informação do governo do Reino Unido.

“Ataques cibernéticos a agências governamentais e empresas acontecem com cada vez mais frequência e podem se dar através de intercepção de chamadas de voz, normalmente indetectáveis, sem deixar rastros”, afirma Richard Greco, CEO da Cellcrypt.

O executivo afirma, ainda, que o equipamento de intercepção tem se tornando mais acessível física e financeiramente: em 2010, por exemplo, hackers publicaram um guia de como criar um dispositivo de intercepção pelo ar com um software de fonte aberta cujo download pode ser feito gratuitamente pela Internet, juntamente com um transceptor de rádio genérico comum, tudo por menos de US$ 2 mil.

Ainda segundo divulgado pelo CEO, outro grupo de hackers demonstrou uma intercepção em dezembro de 2010 com quatro celulares modificados como transceptores que custaram US$ 15 cada um, em uma intercepção que foi filmada em Londres pela BBC em abril de 2011.

“Nossa solução protege os usuários contra o crime cibernético através de prevenção da intercepção da voz nos telefones celulares usados pelo pessoal do governo e das corporações”, garante Greco. “Sem equipamento especializado, o Cellcrypt Mobile for iPhone proporciona segurança de chamada de voz comparável com a de um celular normal”, completa.

O CEO salienta também que, em testes, clientes que usaram a solução informam que as ligações internacionais tiveram qualidade de voz “quase perfeita” e “latência melhor do que a ligação de linha fixa".

O Cellcrypt Mobile for iPhone já está disponível no App Store e exige o Encrypted Voice Service, da Cellcrypt, para funcionar.

O lançamento é compatível com iOS 4 no iPhone 3GS e iPhone 4, sendo interoperável com Cellcrypt rodado em outros dispositivos como os smartphones Nokia, Android e BlackBerry.