Thiago Maia

Tamanho da fonte: -A+A

A Rede Brasil, empresa gaúcha de cobranças judiciais e extrajudiciais, acaba de adotar dispositivos Steelhead da Riverbed. Com as soluções, a empresa otimizou o acesso a dados armazenados na sede em Porto Alegre por operadores de call center da filial de São Paulo, usando a rede WAN.

O processo evitou o aumento de links de comunicação e, segundo Thiago Maia, coordenador de TI e Infra-estrutura da Rede Brasil, a economia anual estimada com isso é de aproximadamente US$ 60 mil, levando-se em conta somente dois pontos de presença.
 
A Rede Brasil oferece serviços de cobrança de dívidas para clientes, na maioria, de grande porte, do setor financeiro. Com aproximadamente 1,3 mil funcionários e 800 posições de atendimento em seu call center, a companhia faz aproximadamente dois milhões de contatos por mês, negociando acordos e pagamentos para mais de 1,5 milhão de títulos vencidos há curto ou longo prazo.

O banco de dados necessário para as 15 filiais no Brasil está integrado em uma única rede, no escritório central.

“Nossos operadores dependem 100% de operações perfeitas da rede de banco de dados, sistemas e telefonia, ou seja, o sistema de TI é o coração da companhia”, afirma Maia.

Segundo o coordenador, a implantação das soluções Riverbed contou com apoio da integradora TechChannel. Hoje, com o projeto, o desempenho de 1Mbps do link físico melhorou 20 vezes.

“Em outras palavras, ele funciona como um link virtual de 20Mbps e a redução de tráfego na rede WAN alcançou aproximadamente 80%”, ressalta Maia, acrescentando que a principal aplicação beneficiada pela otimização de rede foi o Sistema NEO, uma aplicação específica para telecobrança que funciona em plataforma web.

“Agora, o acesso pelos operadores é 10 vezes mais rápido, em média. O tempo de acesso que antes era de 29 segundos passou a ser de apenas três segundos”, complementa Leandro Cabreira, integrador da TechChannel responsável pela execução do projeto na Rede Brasil.

Já segundo Maia, o retorno sobre investimento (ROI) para o projeto será obtido em 11 meses.