Clenir Wengenowicz

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Com foco na Copa de 2014, quando milhares de pessoas de outros países estarão transitando pelas ruas brasileiras, a Vivo lançou nesta sexta-feira, 14, em parceria com a La Mark, um aplicativo que promete ensinar inglês via SMS para quem não tem contato algum com o idioma.

Batizado de Kantoo for All, o serviço, que será tarifado a R$ 1,99 por semana por usuário, já somou 10 mil usuários em uma semana de testes. E na largada comercial, já conta com um grande cliente em Porto Alegre: a Associação dos Taxistas da cidade.

A entidade ainda não fechou contrato, mas está em tratativas com a Vivo para iniciar o uso nos próximos dias.

“Para o taxista, que é autônomo e evita parar qualquer minuto para fazer o que quer que seja, é um serviço muito bom, já que permitirá o aprendizado do inglês nos pequenos momentos de tempo livre, como a espera entre uma chamada e outra nos pontos”, explica o presidente do Sindicato dos Taxistas da capital, Luiz Odir Borges Nozari. “Na Copa e em eventos como esse, será muito bom e rentável que o taxista saiba falar mais de inglês do que só informar o preço da corrida”, completa.

Pela parceria, os taxistas pagarão o mesmo preço de qualquer outro usuário pelo serviço, mas contarão com treinamento da Vivo para utilização do Kantoo for All. Além disso, em breve terão outras vantagens, como descontos em aparelhos compatíveis com outros serviços da La Mark, como o Kantoo English, que promove um ensino mais avançado do idioma.

A Vivo não divulga metas para o novo serviço, apenas afirma que são bastante otimistas. A base para isso está no próprio Kantoo English: lançado no país, pela operadora, em outubro do ano passado, o aplicativo já teve 75 mil downloads, contando com mais de 500 mil usuários entre 16 e 38 anos que o utilizam a uma média de 3 a 4 vezes por semana, 1 a 3 vezes por dia.

“O Kantoo English traz recursos de compreensão, leitura, escrita e pronúncia. Conforme um estudo que realizamos, é usado por usuários da faixa etária média de 22 a 28 anos, com renda mensal em torno de R$ 1,4 mil”, destaca Rocio Del Campo, CEO da La Mark para a América Latina. “Com o Kantoo for All, nossa meta é popularizar o mobile learning de inglês. São recursos mais simples, que permitem a quem não tem conhecimento do idioma passar a um nível básico-intermediário, que permitirá a comunicação tranquilamente”, acrescenta.

Para usar o Kantoo for All, o cliente da Vivo deve enviar uma SMS para 49535, com a palavra YES, ou se cadastrar pelo portal WAP da operadora. A partir daí, receberá mensagens com conteúdos sobre temas distintos de inglês básico, focando vocabulário e expressões cotidianas, podendo reforçar o conhecimento sempre no dia seguinte, com o recebimento de exercícios sobre o assunto abordado.

“Esta dinâmica é seguida durante quatro dias, o que representa dois ciclos de evio de dados e solução de exercícios”, explica Clenir Wengenowicz, diretora da Regional Sul da Vivo. “No quinto dia, o usuário recebe um desafio elaborado com base nos temas já tratados, para verificar se já pode evoluir para o próximo nível de aprendizado”, complementa.

Para Borges Nozario, o serviço é um achado. “Com essa oportunidade de aprendizado, os taxistas poderão não só aproveitar melhor as oportunidades de ganho trazidas por eventos como a Copa, mas também aprimorar seu conhecimento no geral, já que, a partir de um domínio básico do inglês, terão a chance de melhorar a cada dia, comunicando-se com passageiros, com os filhos mais jovens, enfim, criando um ciclo virtuoso de aprimoramento pessoal”, finaliza o diretor-presidente do sindicato.

A parceira
A desenvolvedora do aplicativo, La Mark, é a empresa de mobile learning do grupo israelense Ampal-Merhav Group, que mantém diversas companhias, públicas e privadas, de áreas diversas: telecom, tecnologia, energia, infraestrutura e agricultura.