http://www.flickr.com/photos/firas1/1917985445/

Tamanho da fonte: -A+A

A operadora TIM está investindo R$ 171 milhões em uma nova rede de fibra óptica para levar serviços de voz e banda larga para 27 municípios dos estados do Amazonas, Pará e Amapá.

O projeto faz parte da estratégia da operadora para ampliação do alcance da Intelig e oferecer planos de internet e telefonia fixa no norte do Brasil.

Para realizar a obra, a TIM assinou um contrato para compartilhamento de infraestrutura com o consórcio LT Amazonas, formado pelas empresas Linhas de Xingu Transmissora de Energia S.A., Linhas de Macapá Transmissora de Energia S.A. e Manaus Transmissora de Energia S.A.

A parceria aconteceu após o leilão realizado em maio deste ano para escolha da operadora responsável pela instalação e utilização do cabo de fibra óptica.

Após assinatura do contrato, a TIM firmou compromisso com as companhias para instalação e doação dos cabos, na condição de deter o direito de uso das fibras óticas pelos próximos 20 anos.

A construção está programada para começar em outubro deste ano e ser concluída em 2013.

Serão lançados 1.985 quilômetros de fibra óptica Optical Ground Wire (OPGW) por meio de 3,6 mil torres de linhas de transmissão e oito subestações de energia interligando as cidades de Tucurui (PA), Macapá (AP) e Manaus (AM).