De olho no esgotamento dos endereços do IPV.4, a Telebrás fez do IPv6 uma regra para fornecedores de enlace de comunicação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
Uma licitação da estatal exige que a empresa contratada tenha capacidade de prover IP nas versões IPV.4 e IPV.6 nativas, com suporte a aplicações IP em conformidade com todos os padrões e recomendações relevantes da IETF.
Os protocolos deverão ser fornecidos de forma imediata no ponto de presença (POP) de São Paulo.
Além disso, diz o documento, a contratada deverá instalar equipamentos para conexão bidirecional – com velocidades semelhantes – e o serviço de trânsito entre os POPs em São Paulo, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro e a rede Internet internacional.
Segundo o site Convergência Digital, a contratada que tenha POP em Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro deve também estar capacitada para prover conectividade de transito IPv6 nativa com pelo menos um fornecedor.
As velocidades de acesso contratadas variam de 250 Mbps a 10 Gigabits, sendo que nos POPs a conexão terá de ser em 10 Gibabits.
Os preços serão contabilizados de acordo com a velocidade ofertada.
Versão mais atual do protocolo IP, o IPv6 é fruto do esforço para criar a nova geração do IP.
O protocolo está sendo implantado gradativamente na Internet e deve funcionar lado a lado com o IPv4 por algum tempo.
No longo prazo, o IPv6 tem como objetivo substituir o IPv4, que só suporta cerca de 4 bilhões de endereços IP (quatro seguido de nove zeros), contra cerca de 3,4 mil undecilhões (3,4 seguido de 38 zeros) de endereços do novo protocolo.
A previsão atual para a exaustão de todos os endereços IPv4 livres para atribuição a operadores é de julho de 2011.
Leia a matéria completa do Convergência Digital nos links relacionados abaixo.
Telebrás exige IPv6 no PNBL
De olho no esgotamento dos endereços do IPV.4, a Telebrás fez do IPv6 uma regra para fornecedores de enlace de comunicação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
Uma licitação da estatal exige que a empresa contratada tenha capacidade de prover IP nas versões IPV.4 e IPV.6 nativas, com suporte a aplicações IP em conformidade com todos os padrões e recomendações relevantes da IETF.
Veja também
NIC.br lança validador para IPv6
O NIC.br passa a disponibilizar a partir desta segunda-feira, 28, uma ferramenta online que verifica se websites estão preparados para o novo protocolo de transmissão de dados da Internet, o IPv6.
Desenvolvida pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações, a ferramenta permite testar o funcionamento de sites via IPv6, estimulando a disseminação e a implantação do novo padrão.
Telefônica anuncia IPv6. IP esgota em 15 dias
A Telefônica anunciou, durante a Campus Party, seu primeiro grande bloco de conexões via protocolo IPv6.
O protocolo, lançado em parceria com a Futura Networks, vem para substituir os endereços Internet Protocol (IP), que, segundo pesquisa da Internet Assigned Numbers Authority (Iana), autoridade internacional responsável pela concessão de números de IP aos países, se esgotarão dentro de 15 dias.
IPv6: teste de fogo com Google e Facebook
Facebook, Google e Yahoo – sites que recebem mais de 1 bilhão de visitas por dia – participarão do primeiro teste em escala global do novo protocolo de transmissão de dados da Internet, o IPv6.
O teste será realizado em 8 de junho, data chamada de Dia Global do IPv6.
Além dos nomes já citados, empresas como Akamai e Limelight Networks também participarão do teste do IPv6, patrocinado pela Internet Society (ISOC).
Enterasys: proteção para redes IPv6
A Enterasys Networks lançou uma nova versão do seu sistema de proteção de redes para estruturas baseadas no Ipv6.
O novo Enterasys Intrusion Prevention Solution (IPS) faz análise de tráfego VoIP, verificação de assinaturas de vulnerabilidades, análise de protocolos, e análise comportamental das redes com captura total de pacotes e reconstrução completa das sessões.
Novo switch H3C quadruplica performance IPv6
A 3Com anuncia o switch modular H3C S9500E, novo switch de core da marca otimizado para redes empresariais e data centers de médio porte.Conforme a fabricante, o H3C S9500E proporciona uma performance até duas vezes maior para IPv4 e até quatro vezes superior para IPv6, em relação aos produtos concorrentes.
Blue Coat lança 1º IPv6 para gateway web
A Blue Coat Systems lança a primeira solução de segurança de gateways web para o protocolo IPv6, que permite a migração de aplicações, serviços e conteúdos de ambientes IPv4 para ambientes IPv6.Conforme Katsuyasu Toyama, diretor e gerente geral do Departamento de Tecnologia da Internet Multifeed, o novo ProxySG da Blue Coat permite que empresas, agências governamentais e prestadores de serviços reduzam custos no processo de adoção do IPv6.
PTTMetro: Google via IPv6
O NIC.br e o Google anunciam nesta sexta-feira, 24, o início da troca de tráfego IPv6 nativo para os participantes do projeto PTTMetro.A partir de agora, as redes que compõem o Ponto de Troca de Tráfego Metropolitano de São Paulo poderão utilizar-se localmente dos serviços do Google usando a versão 6 do IP (Protocolo Internet).
Sisnema lança curso de IPv6
A Sisnema Informática realiza, de 16 a 20 de fevereiro de 2009, o curso Configurando Redes TCP/IP – IPv4/IPv6. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail trein@sisnema.com.br, ou pelo telefone: (51) 3226.4111.O curso vai abordar os principais conceitos de protocolos e redes, com foco no protocolo de internet versão 06, novo parâmetro para definição dos endereços da web.