Um estudo da Accenture mostra que 70% dos consumidores brasileiros entrevistados são favoráveis ao uso de celulares para pagamento de contas.
 
O índice supera o dos EUA e Europa, onde apenas 26% das pessoas ouvidas mostraram-se abertas ao uso dos telefones para este fim.

O estudo foi realizado em 11 países, junto a 1,1 mil entrevistados considerados como usuários "tech-foward", ou pioneiros na adoção de equipamentos digitais que se conectam a Internet.

Os entrevistados também fazem parte de um perfil que usa, na média, ao menos quatro dispositivos conectados à rede e, no mínimo, quatro serviços de pagamento pela Internet.

Conforme a pesquisa, 45% dos usuários de dispositivos móveis ouvidos aceitaria a possibilidade de pagar contas e serviços usando o telefone celular.

Ainda segundo a pesquisa, o Brasil ainda perde para os países da Ásia, que reúne os consumidores mais entusiastas em relação ao comércio móvel.

No geral, 69% dos entrevistados asiáticos se mostraram dispostos a usar telefones celulares para a maioria dos pagamentos, com chineses e indianos liderando a pesquisa (76% e 75%, respectivamente), seguidos por coreanos (56%) e japoneses (47%).

No geral dos entrevistados, 73% expressaram “grande preocupação” com privacidade e roubo de informações pessoais no uso do celular para a realização de compras e pagamentos diversos.

Apesar destas preocupações, 62% dos entrevistados que normalmente usam cartão de crédito para pagamentos mensais, não relacionados a serviços de telecomunicações, disseram que usariam o celular para pagar contas se recebessem um desconto de 20%.

Quando os participantes do estudo foram questionados se haviam usado um telefone celular para fazer compras nos últimos seis meses, quase metade (47%) dos consumidores da China responderam afirmativamente, seguidos da Coréia (42%), Japão (33%) e Índia (28%).

Neste quesito, o Brasil ficou em quinto lugar com (19%).

Outros dados da pesquisa:

?Globalmente, 79% dos entrevistados indicaram que resgatariam cupons de desconto, quando estivessem em uma loja, em comparação com 77% que afirmaram que usariam cupons recortados de revistas.

?Mais da metade (59%) dos pesquisados disseram que gostariam de receber promoções de descontos com base em suas compras anteriores e 47% disseram que gostariam de receber anúncios personalizados no celular quando estivessem a poucos passos do produto ou serviço em promoção.

?Além disso, 69% indicaram que aceitariam anúncios enviados para seu celular como parte do contrato de serviço em troca de tarifas de uso mais baixas.

?Quando questionados sobre quais tipos de empresas teriam papel importante na viabilização de pagamentos ou processamento via telefone celular, 59% dos entrevistados responderam que essa função deveria ser das companhias de cartão de crédito.

?Na sequência, segundo os entrevistados, vêm as operadoras de telefonia celular (54%), empresas de software (52%), grandes varejistas (52%) e fabricantes de equipamentos (48%).

A Accenture é especializada em consultoria, tecnologia e outsourcing.

A empresa emprega cerca de 211 mil profissionais, que atendem a clientes em mais de 120 países.

A Accenture fechou o no fiscal de 31de agosto de 2010 com receitas líquidas de US$ 21,6 bilhões.