A francesa Decathlon adotou soluções da Furukawa, distribuídas pela Delta Cable e implantadas pela paulista Mellvi, para modernizar a infraestrutura de comunicação na matriz administrativa brasileira e no Centro de

Distribuição (CD) em São Paulo, além de 11 lojas esportivas espalhadas pelo país.

Conforme o IT manager da Decathlon Brazil, Leonardo Costi, a necessidade surgiu de uma emergência, de uma enchente que ocorreu em São Paulo no ano passado e prejudicou cabos da rede da matriz da companhia, na capital paulista.

Desta troca no cabeamento, o projeto foi expandido e transformado na migração tecnológica de toda infra de comunicação da empresa no Brasil.

“Hoje, já estamos em uma terceira fase do projeto, que terá o seu modelo replicado para 100% das lojas da Decathlon no país, concentradas no Sul e Sudeste”, destaca Costi.

Pertencente ao Grupo Oxylane, a Decathlon tem autonomia local para tomar decisões na área de TI, segundo o executivo.

No projeto de rede, pesou na escolha do fornecedor requisitos como logística para pronta entrega de materiais.

A Decathlon não revela o valor do projeto, mas Luiz Guilherme Mello, diretor da Mellvi, detalha a lista de soluções adotadas: Furukawa CAT. 5e para as lojas e CAT. 6 mais fibras especiais para os data centers e backbones da matriz administrativa, do CD e das lojas.

“Isso garante redes de alta disponibilidade, com acesso em velocidades de 100 a 4000 Mbps e segurança forte”, comenta Mello.

Já Costi complementa que a nova infraestrutura física passou recentemente por uma auditoria do Grupo Oxylane, tendo conquistado um percentual de 98,7% de aprovação.

“Nosso projeto é referência para as demais redes Decathlon em todo o mundo”, comemora.

Celebração também na Mellvi: conforme Mello, a integradora ganhou, em função do projeto, um prêmio da Delta Cable por “Maior Projeto CAT.6 – Canal Revelação 2.011”.

Com abertura prevista para este ano de uma filial no Sul, em Curitiba, a empresa projeta participar das próximas expansões do projeto na Decathlon. E de mais.

“Tenho certeza de que este contrato ainda irá resultar em novos e excelentes negócios para todas as empresas envolvidas”, conclui Mello.

Cadeia de lojas de artigos esportivos, a Decathlon foi criada em 1976, na França, e hoje tem 630 lojas em 25 países, empregando diretamente mais de 45 mil colaboradores.

Com 19 marcas próprias e nove marcas de componentes a rede disponibiliza mais de 65 modalidades esportivas por loja.