A Extreme Networks acaba de lançar uma nova família de soluções de switches fixos de Gigabit Ethernet com capacidade de atingir velocidades de até 80 Gbps a distâncias de até 100 metros.

Batizada de Summit X460, a nova linha é focada nas chamadas redes de campus, provendo serviços avançados para grandes e médios condomínios empresariais, cidades administrativas ou campi universitários, seja em conexões usando o novo protocolo IPV6 ou versões anteriores.

Os equipamentos oferecem opções de 28 portas a 52 portas  Ethernet em redes de fibra ou cobre.

Com a tecnologia SummitStack, que permite empilhar até 8 switches, a solução oferece opções de performance de empilhamento de 40 Gbps a inéditos 80 Gbps de capacidade e ainda promovem opções de alimentação elétrica inteligente através da própria rede de dados (tecnologia POE – Power over Ethernet).

Outra aplicação-alvo da Extreme Networks é na prestação de novos serviços de alto rendimento por parte de operadoras “carrier Ethernet”..

“Os atuais projetos de data center, combinando ambientes convencionais com os virtualizados, bem como o surgimento de novas necessidades de redes de missão crítica exigem equipamentos de arquitetura mais flexível e estrutura de redes mais robusta que o convencional”, afirma Antônio Candal, Vice-Presidente da Extreme Networks para a América do Sul.

Candal aposta no avanço da oferta de banda larga por parte das operadoras e ISPs, que deve ter uma “explosão” em 2011. “Estamos bastante otimistas com as vendas desta nova linha para projetos do PNBL”, admite.