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A Alog Data Centers, provedora de infraestrutura de TI para médias e grandes corporações, acaba de se tornar o único data center do Brasil a ter profissionais especialistas em disponibilidade de data center, certificados pela ATS (Accreditation Tier Specialist), do Uptime Institute.

Os profissionais da companhia participaram de um curso para certificação na sede norte-americana do instituto especializado em qualidade e alta disponibilidade de infraestrutura e serviços.

Com o certificado, a Alog adequa seus data centers a padrões internacionais para prestação de serviços de cloud computing e hosting gerenciado.

“A presença de profissionais aplicando os conceitos de padronização de boas práticas para a operação e manutenção de data centers nos possibilitará, no futuro, conquistar a certificação do Uptime Institute também para operação e manutenção de data centers”, explica Peter Catta Preta, diretor de Infraestrutura da Alog.

O executivo foi um dos certificados, juntamente com Victor Arnaud, diretor de Processos e Produtos; e Rafael Carvalho, gerente de projetos da Alog.

Já David M. Manning, diretor sênior do Uptime Institute Professional Services, explica que a companhia não foi apenas a primeira empresa do Brasil a ter profissionais certificados como Accredited Tier Specialists, mas também a que enviou um maior número de colaboradores para participar do curso entre todas as companhias de 13 diferentes países que o fizeram.

"Algumas empresas buscam a certificação Tier 3, mas ela de nada adianta se a infraestrutura não for operada e mantida por profissionais que obedecem aos padrões internacionais de disponibilidade e confiabilidade", destaca Manning.

Conforme o diretor de Infraestrutura da Alog, o novo data center da companhia já tem processos encaminhados para a conquista do Tier 3.

Ainda segundo ele, o curso realizado por seus profissionais é fundamental para que a empresa conquiste o Gold Operational Sustaintability, que certifica o sistema de gestão criado e mantido para administração do data center.

A Alog já possui histórico em treinamento de profissionais: 85% da equipe técnica é certificada e há, no total, mais de 250 certificações na empresa.

Anualmente, a companhia investe mais de R$ 1 milhão em capacitação da equipe, além de atuar baseada em orientações do ITIL e ter um sistema de gestão certificado pela ISO 9001:2000.

A empresa soma, ainda, o selo SAS70 nível II, regulamentação norte-americana complementar à Lei Sarbannes-Oxley e obrigatória a todas as empresas de TI cujos clientes possuam ações na Bolsa de Nova York.

O Grupo Alog compreende as organizações Alog Data Centers do Brasil e Tecla Serviços de Internet.

Ao todo, o grupo atende a 1,2 mil empresas de médio e grande portes e mais de 12 mil clientes que vão de profissionais liberais a agências digitais.

Os data centers da Alog no Rio de Janeiro e em São Paulo somam mais de 8mil m2 de área e contam com 410 profissionais. A companhia está em vias de construção do sua terceira estrutura, em Tamboré.