Tamanho da fonte: -A+A

Um grupo de pesquisa da Faculdade de Comunicação Social da PUC-RS desenvolveu um aplicativo para iPhone e iPod Touch, visando facilitar  as atividades dentro da universidade, por meio de transmissão de informações.

O aplicativo PUC-RS Mobi fernece informações sobre os prédios do Campus, possui um sistema de mapas semelhante ao Google Maps e um programa de realidade aumentada.


“A premissa era entender o Campus de uma outra maneira. Assim, os dados transmitidos contextualizam  a universidade, principalmente para os visitantes, que terão acesso às informações básicas sobre os locais desejados”, explica Eduardo Pellanda, professor da Famecos e coordenador da pesquisa.

A leitura de informações sobre cada faculdade é feita por meio de QR-Code, um código de barras bi-dimensional que ao ser lido transmite dados dos edifícios, como horário de funcionamento, localização da secretaria e dos banheiros.  A leitura é feita apor meio de uma foto tirada pela câmera do iPhone ou iPod Touch.

O PUC-RS Mobi foi encomendado pelo Centro de Educação Continuada da universidade  e desenvolvido pelo professor Eduardo Pellanda, com participação do professor André Pase e dos bolsistas Marcelo Fontoura e Ana Cecília Nunes.

O aplicativo pode ser adquirido gratuitamente na loja AppleStore.

Mais informações pelo link abaixo.