O Grupo AGCO, fabricante mundial de equipamentos agrícolas e detentora das marcas Valtra e Massey Ferguson, contratou a Riverbed para otimizar o acesso de seus colaboradores a dados e aplicações da rede Wan.

Com investimento de US$ 80 mil, o projeto tem ROI previsto para um ano e sete meses, atingindo as unidades da AGCO em Canoas (matriz), Ibirubá e Santa Rosa, no RS, e Mogi das Cruzes e Sumaré, em SP.

Além disso, dois escritórios administrativos do Grupo na capital paulista também serão contemplados. Ao todo, serão duas mil máquinas, entre desktops e notebooks.

Em janeiro deste ano, a AGCO realizou roll-out do ERP já em uso nas demais plantas para a unidade de Mogi das Cruzes. O sistema roda em servidores instalados na unidade de Canoas e é acessado remotamente pelas outras unidades.

A migração, também assinada pela Riverbed, faz parte de um projeto maior que visa à padronização e unificação dos processos de negócios e sistemas em todas as unidades do grupo.

Segundo Jorge Melo, analista de TI da AGCO na América do Sul, existia uma infra-estrutura de Wan prevista para suportar o ERP. Entretanto, ao longo de 2007, novas demandas surgiram.

“Além da migração para o novo ERP, começamos a ter muitos funcionários se deslocando entre as plantas, como diretores, executivos e analistas de sistemas”, destaca Melo. “Esse público não era previsto no projeto inicial: começaram a demandar cada vez mais um tempo de resposta melhor para o acesso a arquivos e e-mail. Para aumentar o desempenho, adotamos a aceleração de Wan”, complementa.

Com o projeto da Riverbed, agora o ERP tem prioridade de tráfego na AGCO (QoS), sendo que a parcela da Wan na qual trafegavam aplicações como file server, e-mail e Intranet ficou com uma faixa menor de banda, além de ganhar uma solução de aceleração. “Então, mesmo com menos banda, algumas aplicações tiveram ganhos de 10 a 15 vezes de velocidade no acesso”, explica Melo.

A solução utilizada foi a Steelhead 3020 na planta de Canoas e Steelhead 2020 em Mogi das Cruzes. Para o futuro, os planos da AGCO em TI incluem um outro projeto do gênero, desta vez na planta de Santa Rosa. Além disso, está em fase de teste na cidade a solução Mobile Steelhead para uso em notebooks.

Leia mais no Baguete
A norte-americana Riverbed iniciou suas operações no Brasil em março deste ano, oficialmente. O país, que tem a única subsidiária da companhia na América Latina, concentra cerca de 40 dos 3,5 mil clientes da empresa no mundo.

A chegada ao Brasil foi tema de capa no Baguete, que pode ser conferida pelo link abaixo.