A Nokia anunciou nessa terça-feira, 18, em Porto Alegre, o celular dual chip C2-06.
Chamado pela empresa de o segundo e mais completo aparelho da Nokia compatível com dois chips, este é o primeiro que possui easy swap, tecnologia exclusiva que oferece a conveniência de mudar um chip sem a necessidade de desligar o telefone ou remover a bateria.
O preço sugerido é de R$ 399.
O lançamento se enquadra na estratégia da empresa para manter mercado.
Atualmente, a Nokia tem 22,8% de market share, segundo dados da consultoria Gartner para o segundo trimestre. Há um ano, ela tinha 32,9% mais participação. O Brasil, sexto maior faturamento da empresa em 2010, é um dos mercados que chamam a atenção da empresa. Daí a chegada com o dual chip.
Segundo Glauco Tâmega, gerente de produtos da marca, por aqui, os consumidores se valem da tecnologia para aproveitar melhor as promoções e tarifas das operadoras.
“Nas nossas pesquisas descobrimos que há pessoas que têm apenas um celular na família, usado por cinco pessoas”, conta Tâmega.
Uma das possibilidades do aparelho é configurar cinco perfis diferentes, um para cada chip extra. “É o chip da mamãe, do irmão, do pai... quem for usar o aparelho é só colocar o chip que tem acesso à sua agenda e perfil”, completa Tâmega.
Personalização ao sabor local
O Brasil não é o único no mundo com os aparelhos dual chip.
Mercados como a Índia também são compradores dos modelos, porém por um motivo diferente. “Por lá, o que conta mais é a cobertura da operadora. Tem empresas que são bastante focadas no interior. Isso leva as pessoas a usarem um chip na cidade e outro no campo”, complementa Costa.
Ainda dentro dos BRICs, a personalização cabe nas redes sociais.
Enquanto no resto o mundo usa o Facebook, no Brasil, o Orkut é mandatório nos aparelhos focados em sites de relacionamento. Já na China, é o Renren. Para os executivos, a estratégia tem funcionado.
Apesar da perda de espaço, a Nokia ainda é a maior fabricante de celulares do mundo, e o Symbian, sistema operacional que roda nos aparelhos da marca, é o segundo mais utilizado, atrás do Android, e à frente do iPhone.
Nokia: novo dual chip para o Brasil
A Nokia anunciou nessa terça-feira, 18, em Porto Alegre, o celular dual chip C2-06.
Chamado pela empresa de o segundo e mais completo aparelho da Nokia compatível com dois chips, este é o primeiro que possui easy swap, tecnologia exclusiva que oferece a conveniência de mudar um chip sem a necessidade de desligar o telefone ou remover a bateria.
O preço sugerido é de R$ 399.
O lançamento se enquadra na estratégia da empresa para manter mercado.
Veja também
1º e único, N9 chega ao BR por R$ 1,7 mil
O modelo N9 da Nokia, primeiro e único aparelho da marca com o sistema operacional MeeGo, está em pré-venda no Brasil por R$ 1.699.
Visto por analistas como condenado à obscuridade, o aparelho roda a plataforma abandonada pela finlandesa por ocasião do acordo com a Microsoft, anunciado em fevereiro desse ano.
Nokia: celulares por R$ 50 na África
A Nokia anunciou o lançamento de dois modelos de celulares com preços na faixa dos R$ 40 focados no mercado africano.
O modelo Nokia 101, que permite a utilização de dois chips, estará disponível no atual trimestre por cerca de 25 euros (R$ 57), excluindo impostos e subsídios.
Já o Nokia 100 será comercializado no próximo trimestre por cerca de 20 euros (R$ 56).
Huawei tem celular feito no BR por R$ 400
A chinesa Huawei anuncia o primeiro smartphone montado no Brasil, utilizando algumas peças locais.
Chamado de Ideos, o aparelho vem equipado com a plataforma Android (2.2) e deve chegar ao mercado por R$ 400 ainda no mês de setembro, segundo o gerente de marketing da empresa, Marcelo Najnudel, que promete o Android mais barato do mercado.
A montagem começou em setembro e está sendo feita na planta da Flextronix, interior de São Paulo, informa o site G1.
TIM:app de localização para PMEs por R$ 9,90
A TIM lança uma solução de localização LBS (do inglês Location Based Service) para pequenas e médias empresas.
Batizada de TIM Radar, a ferramenta utiliza informações captadas no raio de cobertura das antenas da operadora para mapear deslocamentos de colaboradores que trabalham em campo.
iPhone 4S: igual por fora, novo por dentro
Fazer frente ao avanço do Android e às recentes movimentações por trás da plataforma é a missão do iPhone 4S – novo modelo do smartphone da Apple lançado nessa terça-feira, 04.
Com o mesmo design do antecessor, o novo aparelho tem suas principais mudanças por dentro.
A câmera e o processador ganharam um upgrade. Agora, as imagens serão capturadas em 8MP, e o A5 (processador desenhado pela empresa) está duas vezes mais rápido.
Apple assume a liderança em smartphones
Dados da consultoria IDC sobre o segundo trimestre de 2011 indicam que a Apple foi a empresa que mais distribuiu smartphones no período.
Foram 20,3 milhões de unidades enviadas às lojas no período, com participação de 19,1% do mercado.
De acordo com a IDC, os embarques de iPhones cresceram 141,7% em comparação com o mesmo trimestre de 2010, quando a Apple vendeu 8,4 milhões de aparelhos.
Nokia lança modelos dual chip
A Nokia anunciou três novos celulares Dual-SIM (dois chips).
Foram lançados, nessa terça-feira, 26, o C2-00 e C2-06, que chegam às lojas ainda neste trimestre, e o C2-03, uma versão dourada do C2-06, com previsão de início das vendas no final do próximo trimestre.
O modelo X1-01, que já está nas lojas por R$ 170, tem a mesma tecnologia.
Huawei lança tablet de sete polegadas
A Huawei anunciou nessa segunda-feira, 20, um tablet de sete polegadas com o sistema operacional Android. A empresa também anunciou que está desenvolvendo um aparelho de 10 polegadas.
Victor Xu, vice-presidente de marketing da unidade Huawei Device da Huawei, disse em entrevista à Reuters que a empresa pretende estar entre as cinco maiores vendedoras de aparelhos móveis dentro de três anos, um setor atualmente dominado por empresas como Nokia, Samsung e Apple.