Tamanho da fonte: -A+A

A Emerson Network Power lançou um novo sistema de climatização de servidores que elimina os ventiladores e sistemas instalados nas máquinas.

Em troca, o Liebert XD leva a climatização em gás refrigerante diretamente para o servidor. O objetivo é matar o calor na fonte, antes que ele passe para a sala através dos racks.

“Como isso, o Liebert XDS pode simplificar muito o layout dos data centers”, diz Steve Madara, vice-presidente e gerente geral da unidade de climatização de precisão Liebert da Emerson Network Power nos Estados Unidos.

De acordo com o executivo, a nova tecnologia elimina a necessidade de administrar fluxos de ar e o uso de uma configuração de corredor quente/frio.

O sistema tem capacidade de refrigeração até 40kW e economiza cerca de 80% em relação aos custos do sistema de climatização ambiente.

Como funciona
O calor gerado pelos servidores é transferido para o rack, depois para o material de interface térmica que forra o gabinete e, por fim, para uma placa de refrigeração que usa uma microtubulação com agentes de refrigeração para absorver o calor, eliminando a necessidade de transferir o ar do rack para o data center.