A Universidade Anchieta, de São Paulo, investiu US$ 1 milhão na reestruturação de sua rede.

O projeto, implantado pela BRSys, envolve a infraestrutura em rede Lan Cat6 Gigabit Ethernet, e  foi dividido em duas fases, uma para cada unidade. A fase 1 foi realizada no Campus Anhanguera e a fase 2 no Campus Centro.

O projeto consistiu na montagem de um data center, backbone horizontal e vertical, backbone de telefonia, backbone óptico e sistema de Access Point (wireless).

Para colocar a estrutura em funcionamento, a Universidade adquiriu elementos passivos de rede Lan Cat6, da família Minicom Panduit; produtos ativos de Rede Lan, switches das famílias Summit 450e, Summit 450a, Summit 650, Summit WM 2000 e Altitude 350-2, além de cabos, softwares e outros acessórios da Extreme Networks.

“Para que pudéssemos ter um gerenciamento de rede seguro e confiável utilizamos produtos do fabricante Panduit”, explica Dario Bernardes Paiva, sócio-diretor da BRsys, responsável pela implantação do projeto.

As soluções foram fornecidas pela Anixter Inc.

De acordo com a BRsys, o projeto foi pioneiro pela inclusão de Access Points em todos os locais dos campus, possibilitando diversas aplicações wireless, oferecendo aos alunos e professores conectividade  em qualquer lugar dos campus.

“O projeto conta com 1,7 mil pontos de rede unificada de gerenciamento de risco e 10 quilômetros de cabos ópticos distribuídos em diversos backbones. A rede sem fio está sempre disponível aos usuários e alunos para consultas online”, ressalta Paiva.