Luciano Franz

A Computech acaba de lançar duas antenas Wi-Fi e Wimax para enlaces de rádio 5,8 Ghz de longo alcance, fabricadas em sistema de pétalas patenteado pela companhia porto-alegrense que promete durabilidade até duas vezes maior do que as concorrentes importadas a um custo em torno de 15% menor no equipamento de polaridade simples e 25% no bipolar.

Segundo o diretor de Tecnologia da empresa e detentor do projeto, Luciano Franz, as antenas, voltadas ao mercado de provedores de acesso e empresas da área, também oferecem duas vezes mais resistência ao vento do que as concorrentes.

“Em uma semana de lançamento, vendemos 200 unidades, entre os dois modelos. A projeção para 2011 é vender em torno de 2 mil a 2,5 mil equipamentos, visto que o mercado brasileiro vai crescer com a chegada do Plano Nacional de Banda Larga”, destaca o diretor.

Com o lançamento – e outros que virão em novembro e dezembro, conforme adianta o executivo gaúcho -, a meta da Computech é encerrar 2011 como líder do mercado nacional de antenas para as frequências de 2,4Ghz e 5,8Ghz.

Para este ano, a projeção da empresa é elevar em 35% o faturamento médio anual, que fica em torno de R$ 4 milhões. Já no ano que vem, o objetivo é crescer 50%.

As novas antenas da Computech, nos modelos 5832D e 5832DP, medem 90 centímetros de diâmetro quando abertas. Segundo Franz, o sistema de pétalas facilita o transporte dos equipamentos, que proporcionam ganhos de 33dBi em polaridade simples e 32dBi em polaridade dupla.

A banda de frequência vai de 5150 a 5815Mhz - justamente a faixa de Wi-Fi e Wimax brasileira.

A Computech já fabrica outras antenas de curto alcance, paineis e rádios Wi-Fi da linha C3 e Flexwave. Os equipamentos são certificados pela Anatel, inclusive os recém-lançados.

A empresa também oferece consultoria, projeto de redes, hardware e software, housing de webs e manutenção das redes. A companhia mantém operação com mais de 80 estações de rádio, tendo cobertura na região de Porto Alegre e Grande Porto Alegre e atuando também como Internet Services Provider.