Tamanho da fonte: -A+A

A Vonpar Alimentos, divisão da companhia dona das marcas Mu-Mu, Neugebauer e Wallerius, contratou a solução Siva da gaúcha Softmóvel para suas operações de pronta entrega.

O sistema deve substituir o modelo tradicional, em que PDAs são utilizados para ordenar pedidos entregues no dia seguinte. Com o Siva, os produtos são faturados durante a visita aos clientes.

“É só perguntar o que vai querer e entregar, sem demora. O vendedor imprime a nota e entrega no mesmo momento”, conta Carlos Eduardo Schmitz, diretor comercial da Softmóvel.

Na Vonpar, 14 vans foram equipadas com o sistema, além de cinco vendedores terem sido cadastrados para utilizá-lo. A intenção é ampliar o uso da solução ainda em janeiro, conta Ricardo Nizoli, gerente de TI da Vonpar.

“Outros 25 executivos de vendas devem usar o Siva no primeiro mês de 2011”, projeta.

Diariamente, são processados 300 pedidos passando pelo sistema da Vonpar, que passarão a ser processados pelo Siva.

Os valores da contratação não foram revelados. Mas de acordo com Nizoli só o fato de não se criar um ambiente interno de TI para o sistema - o Siva é pago no modelo SaaS, com hospedagem na nuvem - já gerou economia.

“Nos trouxe savings significativos, com um nível de serviço muito satisfatório. Lançar o canal de vendas pronta entrega sem uma solução de faturamento informatizada era inviável”, completa Nizoli.

Para Nizoli, a solução da Softmóvel foi a ideal especialmente pela oferta em SaaS, mantendo a flexibilidade em termos de customizações.

“Desde a primeira reunião com o fornecedor até a implantação, passou-se apenas um mês. Consideramos este projeto como um dos melhores cases de sucesso”, finaliza o executivo.

Relatório web para ERP
Além da hospedagem na nuvem e do software, a Softmóvel fornece o kit de impressão (uma impressora matricial para gerar as notas fiscais). À empresa contratante cabe adquirir um PDA com Windows Mobile.

O sistema também funciona em PC e, em breve, passará a operar na plataformas móvel Android.

São três pacotes diferentes oferecidos pela empresa. Num deles, relatórios online são gerados permitindo controle total sobre os produtos em estoque de cada unidade, além de um controle de rotas.

“É possível saber, por exemplo, quem vendeu o que, em que quantidade e quando”, explica Schmitz.

Os dados também podem ser utilizados para abastecer o ERP da empresa, facilitando a geração de relatórios de desempenho de cada unidade.

Com três fábricas no Rio Grande do Sul, a Vonpar Alimentos tem faturamento de R$ 300 milhões e 1,2 mil funcionários. Além de atender todo o território brasileiro, a Vonpar atua em 55 outros países. Entre as marcas que pertencem à fabricante estão Mu-Mu e Neugebauer.

Além da Vonpar, a Softmóvel atende a Seven Boys, Nutrella, Liquigás, Copagás e Minasgás, entre outras empresas. A empresa, fundada há 10 anos e instalada no Tecnopuc, conta com 12 funcionários.