A Vivo apresentou anunciou nessa semana, em São Paulo, o serviço de internet 3G com pacotes de dados de 10 GB a R$ 199,90 ao mês.
Com o anúncio, a Vivo se torna a primeira tele brasileira com oferta comercial do HSPA desenvolvido.
O serviço é baseado na tecnologia HSPA+, um nível acima do HSPA tradicional, e com a promessa de uma taxa média de navegação a 3Mbps – dobrando em condições favoráveis, promete a Vivo.
Tecnicamente, a HSPA+ teria condições de trafegar a 42 Mbps no downlink e 11 Mbps no uplink. Hoje, no HSPA comum, a velocidade média oferecida pela operadora fica em 1 Mbps.
Segundo a operadora, a oferta do novo pacote será ampliada a outros estados, mas ainda não há um cronograma definido.
A Vivo já oferece planos de 10GB, por esse preço, chamado de Vivo Internet Brasil. No caso dos clientes que já são assinantes do pacote, a taxa de velocidade aumentará automaticamente.
Novos clientes receberão um modem da ZTE gratuitamente ao contratarem o serviço.
No mundo, aponta relatório sobre a banda larga da Huawei divulgado no primeiro semestre de 2011, as redes HSPA+ são a terceira tecnologia mais utilizada pelas operadoras de telecomunicações, atrás da WCDMA e da HSPA.
O crescimento das redes HSPA+, de acordo com o relatório, foi de 14,6% no segundo trimestre de 2011, frente ao mesmo período de 2010.
Para os técnicos da Huawei, a tendência é que as operadoras maximizem os investimentos nessas redes antes de migrar para o LTE, que implementaria o 4G (com velocidades de 100 Mbps), com número de linhas quatro vezes inferior ao HSPA desenvolvido.
É assim na própria Vivo.
Conforme engenheiros da operadora, toda a rede 3G da Vivo passou por melhorias para suportar o HSPA+, e aproveitar melhor o espectro de telecomunicações.
Hoje, a Vivo é a líder em participação de mercado no Brasil, com 68,58 milhões de assinantes, o que representa uma participação de mercado de 29,61%.
Logo após vem a TIM, com 26%, seguida por Claro (25,2%) e Oi (18,86%).
Vivo: 3G de 10 GB por R$ 199,90
A Vivo apresentou anunciou nessa semana, em São Paulo, o serviço de internet 3G com pacotes de dados de 10 GB a R$ 199,90 ao mês.
Com o anúncio, a Vivo se torna a primeira tele brasileira com oferta comercial do HSPA desenvolvido.
O serviço é baseado na tecnologia HSPA+, um nível acima do HSPA tradicional, e com a promessa de uma taxa média de navegação a 3Mbps – dobrando em condições favoráveis, promete a Vivo.
Veja também
Vivo entra na onda dos planos ilimitados
A Vivo decidiu aderir aos planos de voz com uso ilimitado, como forma de reagir à concorrência e estimular a migração de assinantes para os pacotes pós-pagos.
Dentro da oferta, o cliente poderá escolher as modalidades de serviço que pretende usar sem restrições nas chamadas para outros celulares da Vivo: ligações locais, interurbanos, roaming e mensagens de texto, informa o jornal Valor Econômico.
Telefônica Brasil lucra R$ 1,33 bi 3T11
Com resultado 6,6% acima do esperado por analistas, a Telefônica Brasil fechou o terceiro trimestre de 2011 com um lucro de R$ 1,33 bilhão.
Um dos principais destaques da companhia no trimestre foi em telefonia móvel.
A receita operacional do segmento, sem contabilizar eliminações entre companhias, registrou avanço de 16,4% frente a um ano antes, atingindo R$ 5,37 bilhões no terceiro trimestre.
TIM dobra lucro no 3T11 a R$ 317 mi
A TIM encerrou o terceiro trimestre do ano com faturamento de R$ 4,4 bilhões, alta de 18,9%. No período, a operadora mais que dobrou o lucro, para R$ 317 milhões.
Segundo a empresa, o crescimento na participação dos smartphones em sua base ajudou a impulsionar a receita com serviços, que chegou a R$ 834 milhões. No ano, os celulares inteligentes chegaram a 19,5% do total de aparelhos.
A base de assinantes subiu 26,2%, chegando a 59,2 milhões de usuários.
Vivo Fixo chega ao Rio de Janeiro
O Vivo Fixo, lançado em Porto Alegre no início do mês, está disponível agora também para os cariocas.
O serviço passa a ser oferecido também na região metropolitana do Rio de Janeiro, numa área com 19 cidades, com um total de 11,8 milhões de habitantes.
A oferta consiste em pacotes de telefonia fixa e combos que incluem telefonia móvel e sinal de internet.
Vivo entra nas compras coletivas
A Vivo lança nessa segunda-feira, 03, sua operação de compras coletivas.
Válida inicialmente para São Paulo e Rio de Janeiro, informa o jornal Folha de S. Paulo, essa é a primeira iniciativa de operadoras de telefonia entrando nesse segmento de ofertas no e-commerce.
Christian Gebara, vice-presidente de estratégia e novos negócios da Vivo, disse à Folha que o objetivo é ter no portfólio do "Clube de Descontos da Vivo" cerca de 10 milhões de clientes.
Telefônica casa internet móvel e fixa em SP
A Telefônica lançou nessa terça-feira, 18, uma oferta convergente de serviços de Internet rápida fixa e móvel.
Usuários dos serviços de banda larga Speedy, Ajato e fibra ótica no estado de São Paulo poderão contratar os pacotes de Internet móvel da Vivo com 50% de desconto na mensalidade por um período de um ano.
Telefônica também quer adiar 4G no BR
O presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, voltou a defender o adiamento do leilão das redes 4G no Brasil.
Segundo o jornal Valor Econômico, o executivo teme que os investimentos na quarta geração da telefonia móvel (4G) comprometam a expansão, ainda em curso, das redes de celular da terceira geração (3G).
Vivo entra no fixo com Telefônica
O casamento entre Vivo e Telefônica anunciou nessa quinta-feira, 06, seus primeiros frutos: os serviços Vivo Fixo e Vivo Box.
No momento disponível apenas na Região Metropolitana gaúcha, a oferta consiste em pacotes de telefonia fixa e combos que incluem telefonia móvel e sinal de internet, respectivamente, exclusivamente para os gaúchos.