Tamanho da fonte: -A+A

Cuba pode adotar como padrão nacional o Sistema Brasileiro de Televisão Digital. O vice-ministro de Informática e Comunicações do país, Alberto Rodriguez Arufe, se reuniu nesta quarta-feira, 24, com o ministro das Comunicações do Brasil, Hélio Costa, para debater o modelo, informa o AdNews.

"Nos interessa muito conhecer mais sobre esse sistema, suas possibilidades do ponto de vista do desenvolvimento social, da interconectividade para a população, e queremos saber quais as possibilidades que teria para Cuba", afirmou Arufe. “Já recebemos equipamentos brasileiros para a realização dos testes”, complementou.

Para Arufe, uma das principais vantagens do sistema brasileiro é a possibilidade de interatividade dos telespectadores. “Assim como no Brasil, a televisão é o meio que mais chega à população cubana, e a TV digital pode facilitar que as pessoas recebam mais canais com mais qualidade", defendeu o vice-ministro de Informática.

Conforme o representante, Cuba pretende definir até o fim deste ano que padrão de TV digital irá adotar. Entretanto, Arufe é categórico em afirmar que pode demora mais.

"Esta é uma aspiração, não é uma meta rígida, queremos tomar uma decisão madura, bem pensada. Não temos um prazo fixo, mas também não temos todo o tempo do mundo, pois o processo de apagão analógico avança, e não podemos demorar muito tempo", afirmou o vice-ministro cubano.