Tamanho da fonte: -A+A

A Anatel autorizou nessa quinta-feira, 26, o aumento do controle da Embratel, do grupo Telmex, na Net – maior empresa de TV por assinatura do Brasil, com 38,4% de participação no mercado.

A decisão implica a diminuição do capital votante das Organizações Globo.

Essa é a primeira grande operação do setor após a aprovação da nova lei de TV por assinatura, em setembro do ano passado, que abriu o serviço às empresas de telecomunicações e diminuiu as restrições ao capital estrangeiro no segmento.

Atualmente, segundo a revista Veja, 51% das ações com direito a voto na Net pertencem à GB Empreendimentos, dos quais 51% pertenciam à Globo e 48,5%, ao grupo Telmex.

Após a operação, o grupo mexicano passou a ter 54% das ações da GB, ficando a Globo com 45,5%.

Com isso, a participação das Organizações Globo no capital votante total da Net caiu para apenas 33,56%. Com a mudança, a Embratel/Telmex passou a indicar nove conselheiros da Net, enquanto a Globo passou a indicar apenas dois.

Como a nova lei só entra em vigor em setembro deste ano, um ano após sua aprovação, a Net terá de enviar à Anatel até 90 dias antes dessa data um novo pedido de anuência prévia, já com as alterações no conselho pedidas pela agência reguladora.

Leia a matéria completa da Veja.com nos links relacionados abaixo.