Com alta de 7,17% na comparação anual, a TIM praticamente alcançou a Claro na corrida pelo segundo lugar no mercado brasileiro de celulares em junho de 2011.
Segundo dados da Anatel divulgados nessa terça-feira, 26, as duas operadoras têm a mesma participação de mercado – 25,55%.
Ainda assim, a TIM segue em segundo lugar, por uma diferença de 9.469 clientes.
No topo do pódio continua a operadora Vivo, com 29,47% de mercado – retração de 0,01 ponto percentual na comparação com o mês de maio, mas de 2,57% na comparação com o mesmo mês no ano passado.
A Oi é a quarta, com 19,1% de participação num mercado que chegou a 217,3 milhões de acessos no sexto mês do ano.
TIM acelerada em 2011
Na briga pela vice-liderança, a TIM têm mantido o pé no acelerador. Desde janeiro, a média de crescimento mensal, frente ao mesmo mês no ano anterior, é de 6,58%, a única com saldo positivo nos ganhos de participação.
De janeiro a junho de 2011, a TIM teve variação de 1,63% - entre avanços e retrações. O mês em que a operadora mais avançou foi o de junho, com alta de 0,83% sobre o mês anterior.
Já a Claro tem na média um valor negativo: -0,03% de variação nas comparações anuais desde janeiro.
Se as médias se mantiverem, para as duas operadoras, a virada deve ocorrer no mês de julho, especialmente se o desempenho de julho se mantiver – quando a TIM foi a única operadora a ganhar mercado frente ao mês anterior.
Carona nas classes C e D
Os planos de avanço da TIM se intensificaram no ano passado.
De olho no avanço das classes C e D, a operadora fez novos investimentos e promoções. Uma das ações mais recentes foi o anúncio de R$ 1 bilhão para duplicação da rede de acesso móvel de voz.
Além disso, a operadora lançou, em abril, planos exclusivos para pequenas e médias empresas.
E tanto TIM quanto Claro assinaram contratos com a Telebrás para entrada na oferta de 1 Mbps por R$ 35, via internet móvel, no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
A TIM encerrou 2010 com receita líquida de R$ 14,46 bilhões, 5,2% a mais do que em 2009. A Claro fechou o ano passado com R$ 10,5 bilhões no mesmo indicador.
TIM e Claro: empate técnico no share
Com alta de 7,17% na comparação anual, a TIM praticamente alcançou a Claro na corrida pelo segundo lugar no mercado brasileiro de celulares em junho de 2011.
Segundo dados da Anatel divulgados nessa terça-feira, 26, as duas operadoras têm a mesma participação de mercado – 25,55%.
Ainda assim, a TIM segue em segundo lugar, por uma diferença de 9.469 clientes.
Veja também
TIM oferece internet corporativa ilimitada
A TIM está lançando um novo pacote corporativo, o Liberty Web Smart, que oferece internet ilimitada para utilização em smartphones por um preço fixo.
Voltado para pequenos e médios empresários, o serviço não tem cobrança de tarifa por uso excedente. Junto com o novo plano, a operadora reduziu os preços de seus aparelhos.
Bernardo: Claro, GVT e Sky querem PNBL
Claro, GVT e Sky já manifestaram interesse em firmar acordos com a Telebrás.
A informação é do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, segundo quem as parceiras podem ajudar na troca de capacidade de rede e aumento da oferta do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
Conforme Bernardo, o acordo comercial com a Claro deve ser similar ao fechado com a TIM.
3G da Oi fica estagnado em 2011
Operadora com a menor cobertura 3G do Brasil, a Oi chega à metade de 2011 sem avanços na área abrangida, comparada ao ano passado.
Segundo dados da consultoria Teleco, são 211 municípios brasileiros sob a cobertura da Oi desde o final de 2010.
Entre as outras maiores operadoras do Brasil, Vivo e TIM tiveram os maiores investimento, expandindo sua cobertura.
Vivo avança
TIM investe R$ 1 bi para duplicar rede
A TIM está investindo R$ 1 bilhão para modernizar e ampliar a capacidade de sua rede de acesso móvel de voz com tecnologia de nova geração.
Conforme a operadora, a intenção é mais que dobrar a capacidade da rede móvel, com um acordo firmado entre a Nokia Siemens Networks, Huawei e Ericsson.
A ampliação é parte do investimento total de R$ 8,5 bilhões de recursos previstos para o triênio 2011-2013, dos quais 85% destinados à infraestrutura.
Claro: atendimento específico para smartphones
A Claro lançou nesta quinta-feira, 16, um serviço especializado no atendimento ao cliente sobre smartphones e tablets: o Atendimento Smart, que permite a usuários da operadora tirarem dúvidas sobre uso, funcionalidades e maior aproveitamento destes dispositivos.
Para acessar o novo serviço, o cliente deve ligar para 1052 e escolher a opção “Atendimento Smart”. Daí em diante, será automaticamente direcionado para o novo canal, que estará disponível a partir de 1º de julho.
Claro cresce 16,58% no RS, mais que a líder
A Vivo segue na liderança, mas o maior avanço em assinantes da telefonia celular no Rio Grande do Sul em abril foi registrado pela Claro, que teve aumento de 16,58% na base, frente ao mesmo mês do ano passado, chegando a 4,1 milhões de clientes gaúchos.
O segundo maior avanço foi da Vivo, com acréscimo de 12,84% no número de clientes, chegando a 5,6 milhões, o que a coloca em primeiro lugar no ranking, com 43,97% do mercado.
Oi faz esforço para crescer em smartphones
A Oi lançou nessa segunda-feira, 25, um novo sistema de vendas de aparelhos e planos, mirando no aumento da demanda por smartphones no mercado brasileiro.
As novidades envolvem um aumento das parcelas para pagamento dos celulares e um plano de voz com 200 MB livres de download integrado.
TIM é a pior e a melhor ao mesmo tempo
A operadora TIM foi campeã duas vezes nessa semana.
Do site ReclameAqui, a quarta maior tele do mercado brasileiro ganhou o troféu das reclamações, liderando o ranking divulgado pelo site que reúne as queixas dos consumidores no período entre janeiro e abril de 2010.
TIM: promoção foca corporativo
Até o final do mês de julho, a TIM vai sortear 100 tablets Samsung Galaxy Tab entre empresas que migrem que façam portabilidade dos seus planos corporativos para as ofertas TIM Liberty Empresa e/ou TIM Empresa Mundi.
Para participarem, os empresários devem entrar no site da promoção Passaporte TIM – relacionado abaixo – e se cadastrar. O sorteio será realizado no dia 1º de setembro.
Justiça proíbe vendas da Nextel à pessoa física
A 21ª Vara Cível de São Paulo proibiu a Nextel de vender serviços a pessoas físicas que não estejam vinculadas a um grupo. A decisão segue processo da TIM, que acusa a Nextel de concorrência desleal.
Segundo o juiz Rodrigo Cesar Marinho, a Nextel só poderá oferecer assinaturas a pessoas físicas que formem um grupo com atividade em comum.