Estamos vivendo em tempos sem precedentes e incertos. A rápida disseminação do COVID-19 interrompeu os negócios em todo o mundo, alterando rapidamente as condições do mercado e tornando inúteis a maioria dos planos corporativos para 2020.
O coronavírus é um lembrete de quanto nosso ambiente de negócios global é volátil.
Para muitos executivos de alto escalão, já é difícil praticar o orçamento, o planejamento e a previsão com precisão. Quando confrontados com uma situação imprevisível e em evolução, os CFOs devem avaliar rapidamente os impactos no planejamento de receita, custos, produção, número de funcionários e desempenho geral dos negócios na organização. Isso aumenta significativamente a pressão sobre os CFOs, bem como nas equipes de finanças, para gerenciar as implicações financeiras da pandemia atual e posicionar sua empresa para um sucesso contínuo no futuro.
Hoje, veremos o que os CFOs de todo o mundo podem fazer para responder rapidamente às atuais mudanças e garantir a continuidade dos negócios, melhorando os processos de planejamento e minimizando os riscos organizacionais.
1. Crie um plano de continuidade de negócios
Em primeiro lugar, as equipes de liderança e finanças executivas devem se concentrar no desenvolvimento de um plano para a continuidade dos negócios.
Um plano de continuidade de negócios é um esboço das políticas e procedimentos que manterão sua empresa funcionando durante grandes interrupções. Isso pode incluir, entre outros, uma reavaliação de investimentos de capital, avaliação do fluxo de caixa existente e elaboração de um plano para adquirir dívida.
Para a maioria das empresas, o Escritório de Finanças irá desempenhar um papel crítico na criação do plano de continuidade de negócios, pois possui mais informações sobre os dados e a saúde financeira da empresa.
No entanto, para montar um plano de continuidade preciso, os profissionais de finanças devem considerar o seguinte:
2. Prepare-se para um amanhã de sucesso com o planejamento de cenários
Como resultado do impacto de COVID-19 nos mercados, as equipes de finanças devem considerar inúmeros cenários \"what-if\", como:
Todas essas são preocupações e perguntas válidas que o Escritório de Finanças deve procurar responder.
Felizmente, existem processos e softwares que podem minimizar o tempo, o esforço e os erros associados aos processos de planejamento baseados em planilhas que tradicionalmente seriam usados para modelar esses cenários \"What-If\".
O software Corporate Performance Management (CPM) pode facilmente modelar esses cenários \"What-If\" e fornecer insights sobre o potencial estado futuro de seus negócios, ajudando você a reorganizar e planejar um futuro bem-sucedido. No alicerce de um planejamento de cenário “what-if” bem-sucedido está o planejamento financeiro entre empresas.
3. Alavancar a natureza colaborativa do planejamento financeiro entre empresas
Nunca houve um momento mais oportuno para as empresas alavancarem a agilidade do planejamento financeiro entre empresas e rapidamente planejar o futuro com uma abordagem detalhada e colaborativa. O planejamento entre empresas incorpora variáveis-chave de negócios em um orçamento e planejamento flexível que pode se adaptar ao crescimento e à incerteza.
Na base do planejamento ágil entre empresas estão três pilares:
O principal benefício do planejamento financeiro entre empresas é que ele centraliza seus dados de sistemas diferentes. Sendo assim, é mais adequado para empresas que têm funcionários, departamentos e sistemas diferentes que lidam com os dados financeiros.
Com uma solução de planejamento financeiro como o Prophix, seus dados são imediatamente acessíveis a todos os usuários autorizados, permitindo que eles avaliem o desempenho financeiro da sua organização através das lentes de seus conhecimentos. Isso permitirá que você avalie com rapidez e precisão a lucratividade do seu negócio nos próximos anos, oferecendo então uma vantagem competitiva distinta. Esse tipo de dado centralizado não está disponível para empresas que ainda utilizam processos manuais e planilhas.
A natureza colaborativa do planejamento entre empresas incentiva o departamento financeiro a envolver um conjunto mais amplo de partes interessadas, o que é crítico durante períodos de incerteza. Quanto mais perspectivas envolvidas no processo de planejamento, melhor a empresa está equipada para lidar com os resultados previstos e imprevistos. A colaboração é otimizada com uma solução de CPM baseada em nuvem. A nuvem não apenas oferece uma solução altamente disponível e escalável, mas também disponível 24 horas por dia, todos os dias, para qualquer pessoa, a qualquer momento, com um dispositivo conectado à Internet.
A seguir, vamos falar da necessidade da previsão, que é semelhante à natureza colaborativa prospectiva do planejamento financeiro.
4. Reduza o risco com previsões contínuas
Com as ferramentas e processos certos, muitas empresas podem criar previsões contínuas de curto, médio e longo prazo para sua empresa. As previsões contínuas permitem que você “veja as oportunidades e desafios além do ano fiscal e lute contra a miopia que vem com uma ênfase excessiva nas metas do ano atual”. Isso pode fornecer um \"incentivo para o comportamento de longo prazo, maximizador de valor, em relação às decisões de curto prazo baseadas em bônus / metas enraizadas no ano fiscal atual.\"
As previsões contínuas são parte crítica do processo de gerenciamento de riscos, especialmente nas atuais condições econômicas e sociais. O software Corporate Performance Management (CPM) pode ajudar os departamentos financeiros a compilar e analisar os dados necessários para uma previsão de longo prazo, bem como cenários \"what-if\", e orçamento e planejamento entre empresas, que são partes críticas de um plano de continuidade de negócios.
5. Desbloqueie seu orçamento
É apenas março, mas é provável que seus orçamentos e previsões para 2020 não sejam mais relevantes. Agora é a hora de \"desbloquear seu orçamento\" e reconsiderar quais itens de linha são críticos para o sucesso de seus negócios.
Na matéria \"A resposta da CFO às incertezas do Coronavírus\" publicada recentemente no portal de mídia americano CFO, se recomenda que líderes “abordem os riscos e oportunidades apresentados por uma variedade de cenários do vírus, construindo modelos de alto nível de casos de negócios para quantificar o impacto no resultado, fluxo de caixa e balanço”. Outras sugestões incluem avaliar as implicações na produtividade, investigar possíveis custos ocultos e abordar cenários baseados em drivers (ou seja, regiões, unidades e preços de clientes, fases trimestrais etc.) (CFO). Isso pode ser feito em conjunto com suas previsões contínuas para oferecer uma melhor compreensão de todos os cenários possíveis, o que pode contribuir ainda mais em seu plano de continuidade de negócios.
Esperança no horizonte.
\"O erro está em pensar que pode haver um antídoto para a incerteza.\" - David Levithan
Embora as perspectivas para os próximos meses ainda não sejam claras, não há necessidade de entrar em pânico. O mundo dos negócios sempre estará cheio de algum nível de incerteza - é como você reage a ele que determina seu sucesso.
Nas próximas semanas, as empresas devem procurar montar um plano de continuidade de negócios incluindo simulações de cenários, previsão de curto, médio ou longo prazo e um orçamento e planejamento financeiro entre empresas.
As empresas que ainda usam planilhas como sua principal ferramenta financeira devem procurar adotar uma solução de gerenciamento de desempenho corporativo (CPM) para automatizar e acelerar seus processos financeiros, melhorando a precisão e reduzindo o risco organizacional.
Veja o que os CFOs podem fazer para responder rapidamente às atuais mudanças.