Pesquisadores da Unisinos [1], em parceria com a Associação Caminhos de Pedra [2], desenvolveram o projeto de um aplicativo para tablet e smartphone.
O objetivo é divulgar a rota turística na Serra Gaúcha, que reúne 15 edificações históricas construídas por imigrantes italianos e recebe cerca de 60 mil visitantes anualmente.
No app, estão disponíveis informações sobre as casas e tempo dos percursos, além de avaliações dos locais visitados.
Também é possível traçar um perfil dos usuários a partir do Facebook para fazer sugestões.
A pesquisa iniciou em 2010 no Laboratório de Computação Móvel da universidade, o MobiLab.
De acordo com o mestre em Computação Aplicada Humberto Moura, a maior dificuldade enfrentada foi a quantidade de tecnologias de ponta utilizadas, como, por exemplo, web semântica, ontologias e os mapas do Google.
Ele acredita que é o envolvimento desses recursos que diferenciam o app dos demais. Atualmente, o aplicativo está disponível para iPhone e iPad, mas o lançamento para Android está previsto para o final deste ano.
O grupo deseja seguir na linha de aplicativos de turismo, também, para outras regiões do Rio Grande do Sul e uni-los em um só, chamado Ubitour.
A iniciativa é mais um passo de conexão da universidade jesuíta sediada em São Leopoldo com a Serra Gaúcha.
A Unisinos abriu um campus em Caxias do Sul em 2009 que conta hoje com 11 cursos de graduação EAD, 12 de especialização, 14 MBA, 2 MBE e um pós-MBA.
A atuação na Serra é parte de um plano mais amplo de expansão regional, que inclui também Porto Alegre, onde estão disponíveis 12 cursos de graduação, 36 especializações, 22 MBAs, quatro MBEs, quatro pós-MBAs e quatro mestrados e doutorados.
A expansão da também contou com uma instalação em Rio Grande em 2011, com o foco em MBAs na área de gestão voltados ao público do Pólo Naval da cidade.
Hoje a Universidade está com cerca de 30 mil alunos em seus campi.
Objetivo do app é divulgar a rota turística na Serra Gaúcha, que recebe cerca de 60 mil visitantes.
Links:
[1] http://www.unisinos.br
[2] http://www.caminhosdepedra.org.br