A Azul Linhas Aéreas adotou módulos da solução Altea Reservation, da multinacional Amadeus, para adicionar funções ao seu sistema informatizado de reservas e acompanhar a expansão de sua oferta para vôos internacionais.
Recentemente a companhia aérea incluiu em sua lista de destinos os aeroportos de Ford Lauderdale/Miami e Orlando, incluindo oferta de três classes de serviço, assim como conexões com empresas internacionais e distribuição no exterior via GDS (sistemas globais de distribuição).
A Amadeus personalizou sua solução para atender às necessidades da Azul, que agora pode se conectar com seu sistema de reservas já existente, interagir com outras companhias aéreas e acessar demais GDS que permitem expandir sua atuação para fora do país.
A implementação da plataforma foi finalizada em apenas três meses, entrando em operação no primeiro semestre deste ano. O valor do contrato não foi divulgado.
De acordo com Trey Urban, vice-presidente de estratégias da Azul, a adoção do Amadeus Altea deu à operadora a possibilidade de estabelecer conexões bilaterais com outras companhias aéreas.
Os voos internacionais da Azul podem ser encontrados, visualizados e reservados por meio de qualquer sistema de reservas ou distribuição conectado com o sistema Amadeus. A Azul também passa a poder vender voos de outras empresas e itinerários multi-cidades, para agências e público final.
\"É extremamente importante termos uma solução que nos permita ter voz no mundo interline. O nosso sistema de reservas não conseguiria isto sozinho”, completa Urban.
Segundo Marcelo Bento, diretor da Azul, a Amadeus entendeu a necessidade da companhia aérea e realizou uma espécie de processo paralelo, mantendo o sistema anterior de gestão de reservas da empresa, o Navitaire, adicionando recursos para adequar os voos internacionais.
\"Ficamos realmente muito surpresos com a disposição da empresa em se empenhar nessa missão de concluir o processo no tempo reduzido que tínhamos\", destacou Bento.
Na sua iniciativa de expandir a malha de destinos disponíveis, a Azul fez outros investimentos tecnológicos no último ano. A Adyen, empresa global de pagamentos multicanal, firmou uma parceria no processamento de compras online em seu site norte-americano, integrando-os ao Amadeus e Navitaire.
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras detém uma frota de 140 aeronaves, mais de 10 mil funcionários, mais de 900 voos diários para 100 destinos servidos.
Implementação adicionou funções ao seu sistema informatizado de reservas para vôos internacionais.